Elementos textuais

logo.png

Elementos textuais do trabalho ABNT 2019

 

 

 

Veja também: Sugestões de Temas

Veja também: Como fazer a Investigação Científica

Veja também: O que é uma Monografia

Veja também: O que é a ABNT

Veja também: Como formatar pela ABNT

Veja também: Elementos pré-textuais

Veja também: Elementos textuais

Veja também: Elementos pos-textuais

 

Baixarmodelo de Monografia

Introdução

A introdução da monografia deverá tratar do tema que será desenvolvido ao longo do trabalho, bem como a importância para a área de estudo e a abordagem do problema ou hipótese proposta pelo autor e a metodologia de análise, sem se adiantar em sua resolução. Deverá conter em torno de 10 parágrafos e apresentar a mesma formatação do restante do trabalho.

Desenvolvimento

No desenvolvimento está a parte principal da monografia, onde é possível tratar do tema de forma detalhada e defender seu estudo com consistência e clareza.

Capítulos

O conteúdo do trabalho deve estar dividido em capítulos e subcapítulos, que destrincham a problemática do assunto, o método de análise e os resultados. Nessa etapa, o autor pode realizar comparativos com outros trabalhos e citá-los na lista de referências.

A formatação deve apresentar recuo de 1,25 cm na primeira linha do parágrafo, alinhamento justificado e espaçamento de 1,5.

Títulos

O trabalho acadêmico deve ser dividido em seções, como impões a ABNT, podendo ser primária, secundária e terciária. Nessas seções, os títulos são importantes para situar o autor e leitor sobre o assunto que será abordado. Além disso, para que o trabalho siga uma linha de raciocínio coesa, cada seção e título deve estar amarrado com a seguinte.

Os títulos da seção primária devem ser escritos com todas as letras maiúsculas, em negrito e tamanho 12. Os da seção secundária segue a mesma formatação, com a diferença de que apenas a primeira letra é maiúscula. Títulos terciários são escritos também na fonte 12 e com a primeira letra maiúscula, mas não utilizam negrito em sua fonte. Veja o exemplo:

  • PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL

    • 3.1. Análise de mercado

    • 3.2. Análise de cenário

    • 3.3. Análise de concorrente

      • 3.3.1. Jornais

      • 3.3.2. Portais de notícias

Parágrafos

Não existe um limite de parágrafos que um trabalho acadêmico deve conter, cada um possui a sua particularidade e extensão de estudo. No entanto, é recomendado que um parágrafo siga a seguinte ordem de informação: tópico frasal (uma frase curta que apresentação do assunto em questão), sustentação (o embasamento feito para chegar ao tópico frasal), argumentação (um breve debate e questionamento) e conclusão. Vale destacar que essa ordem não é obrigatória, mas torna o conteúdo muito mais rico e esclarecido.

Além da coerência e coesão na escrita, o pesquisador precisa se atentar ao tamanho de cada parágrafo. A recomendação é que cada um tenha, no máximo, 8 linhas e, no mínimo, 4 linhas de conteúdo.

Citações

As citações de outros autores podem ser realizadas de duas formas ao longo do texto.

  • Na forma indireta, em que o autor expressa, com suas palavras, os pensamentos de outros, o trecho deve ser especificado com o nome do autor ao lado do ano em que foi publicado o trabalho. Dessa forma: Autor (2001) ou (AUTOR, 2001).

  • Na forma direta, há a transcrição literal do texto do autor entre aspas. Se for curta, deverá conter, ao lado da citação, o nome, ano e página de referência entre parêntese, assim: (AUTOR, ano, página).

Caso a citação direta seja maior do que três linhas, será preciso fazer um recuo à esquerda de 4 cm, com espaçamento simples e fonte tamanho 10. Entre o texto e a citação, deverá ser utilizado 1 espaço de 1,5 cm.

Notas

Notas de rodapé

As notas têm o objetivo de referenciar o autor de uma citação direta ou indireta ou pode ser utilizada para explicar mais detalhadamente um ponto do texto que não se direciona diretamente ao escopo do trabalho, evitando que o leitor se perca em informações que não são completamente relevantes para o tema.

Se o mesmo autor é citado em duas ou mais notas de rodapé na mesma página, utiliza-se expressões latinas para evitar possíveis repetições: Idem ou Id, que significa “do mesmo autor”, Ibidem, que significa “na mesma obra” e op. cit., que significa obra citada.

As notas de rodapé devem ser formatadas da seguinte forma:

  • Separadas por traço contínuo de 3 cm;

  • Espaçamento simples entre as linhas;

  • Caracteres menores do que aqueles usados no texto ― recomenda-se fonte com tamanho 10;

  • Devem ser alinhadas pela primeira palavra e sem espaço entre elas.

  • Devem ser organizadas com números arábicos (1, 2, 3…). A numeração reinicia a cada capítulo

  • Deve-se utilizar a mesma tipografia do resto do trabalho: Arial ou Times New Roman.

  • Apesar de não existir um limite de notas da mesma página, recomenda-se o bom senso para não apresentar muitas quebras no ritmo da leitura.

Notas explicativas

As notas explicativas são de redação livre e se referem a uma explicação de determinado assunto tratado no texto que ajudam a esclarecer uma expressão, um parágrafo ou uma parte do texto sem cortar a linha de raciocínio da leitura.

Notas de referência

São utilizadas para creditar o autor de uma citação ou traduções em língua estrangeira. Devem constar na lista de referências no final do trabalho e trazer o nome e sobrenome do autor, a data da publicação, e a página do livro que foi extraído o conteúdo.

Se o mesmo autor é citado em duas ou mais notas de rodapé na mesma página, utiliza-se expressões latinas para evitar possíveis repetições: Idem ou Id, que significa “do mesmo autor”, Ibidem, que significa “na mesma obra” e op. cit., que significa obra citada.

Conclusão

Uma conclusão, de acordo com a normas da ABNT, deve focar nos resultados que se obteve com o estudo de forma clara e objetiva. É necessário abordar os fundamentos teóricos e práticos que levaram ao resultado, enfatizando a contribuição deles para o campo de estudo.

A conclusão deverá apresentar a seguinte estrutura:

  • Constar em uma nova folha, ou seja, não pode iniciar na mesma página que do último capítulo do desenvolvimento.

  • deve receber o título de CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS, que com todas as letras maiúsculas, em negrito e no tamanho 14;

  • A borda superior deverá ser de 8cm.