USA.png
BRASIL.png

Elementos pós-textuais

logo.png

Elementos pós-textuais do trabalho ABNT 2019

 

 

 

Veja também: Sugestões de Temas

Veja também: Como fazer a Investigação Científica

Veja também: O que é uma Monografia

Veja também: O que é a ABNT

Veja também: Como formatar pela ABNT

Veja também: Elementos pré-textuais

Veja também: Elementos textuais

Veja também: Elementos pos-textuais

 

Baixarmodelo de Monografia

Referências bibliográficas

Livro com um autor

Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Livro com até três autores

Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Livro com mais de três autores

Nesse caso, pode ser difícil incluir os nomes de todos os autores. Uma alternativa é colocar o nome do primeiro e referenciar o restante como “et al”, que em latim significa “e outros”.

Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Livro com autor desconhecido

A citação de obras de autores anônimos segue o modelo abaixo.

Exemplo: TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade – Editora – ano de publicação – página.

Artigo on-line

Em caso de citações de artigos da internet, é necessário informar o site em que pode ser encontrado para consulta e o momento exato do acesso.

Exemplo: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

Artigo on-line sem autor conhecido

Se o artigo for anônimo, será necessário especificar o nome do website em que o texto está disponível:

Exemplo: Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

Constituição federal ou estadual

Exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página.

Legislação comum

Exemplo: BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.

Artigo de revista

Exemplo: SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Tese

Exemplo: SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

 

Glossário

A formatação para o glossário é bem semelhante à lista de abreviaturas e siglas. Os vocábulos do glossário devem ser enumerados em ordem alfabética e ter seu significado ao lado.

O glossário deve ser estruturado da seguinte forma:

  • Fonte 10 para Arial e 12 para Times New Roman;

  • Alinhamento à esquerda;

  • Título “Glossário” centralizado, em negrito e caixa alta;

  • Distância de 2 TABs entre a palavra e seu significado.

Apêndice

No apêndice o autor pode incluir conteúdos de sua própria autoria que poderiam servir como suporte ou referência ao trabalho. Apesar de não ser obrigatório, pode trazer mais esclarecimento acerca do tema proposto e facilitar o entendimento para os avaliadores.

A formatação desse trecho deve contar com título na seguinte estrutura: APÊNDICE A – Título do Apêndice.

 

Anexo

A seção Anexos traz conteúdos do próprio autor que servem como fundamentação, comprovação e ilustração da problemática levantada na monografia. Devem ser identificados por letras maiúsculas e em ordem alfabética, com travessões e seus respectivos títulos.

A formatação desse trecho deve contar com título na seguinte estrutura: ANEXO A – Título do Anexo

 

Índice

O índice é o último elemento pós-textual onde são referenciadas frases importantes e as páginas onde aparecem. É um elemento opcional, que tem o objetivo de facilitar a pesquisa dos termos e os assuntos que estão relacionados.

A formatação do índice deverá conter o título ÍNDICE em maiúscula, centralizado e negrito, com fonte 10 para Arial e 12 para Times New Roman. Segue a mesma estrutura de uma lista, com as palavras ou frases ligadas a página por meio de linha pontilhada.