USA.png
BRASIL.png

ABNT

logo.png

Formatando pela Normas da ABNT

 

 

 

 

Veja também: Sugestões de Temas

Veja também: Como fazer a Investigação Científica

Veja também: O que é uma Monografia

Veja também: O que é a ABNT

Veja também: Como formatar pela ABNT

Veja também: Elementos pré-textuais

Veja também: Elementos textuais

Veja também: Elementos pos-textuais

 

Baixarmodelo de Monografia

Como formatar um trabalho acadêmico dentro das normas ABNT?

Fazer a formatação da monografia dentro das regras da ABNT pode ser um verdadeiro desafio. Para ajudar você nessa tarefa, vamos destrinchar todas as determinações e explicar caso a caso cada uma delas. Acompanhe!

Papel

O papel utilizado no TCC deverá ser o ofício branco ou reciclado no formato A4 (21×29,7), que deverá ter conteúdo somente no anverso da folha (na parte da frente). Somente no verso da folha de rosto deverá constar a ficha catalográfica.

Fonte

Poderão ser utilizadas somente dois tipos de fonte: Times New Roman ou Arial, no tamanho 12. Em caso de citação, tabelas, legendas ou referências, a fonte deverá ter tamanho 10.

Margens

Na Página Inicial do editor de texto, vá até Ajustar margens e depois em Margens personalizadas. Defina 3cm para as margens superior e esquerda e 2cm para as margens inferior e direita.

Espaçamentos

Ainda na Página Inicial, vá até o ícone Espaçamento, representado por duas setas para cima e para baixo dentro do campo Parágrafo. O corpo do texto deverá ter espaçamento 1,5, enquanto citações com mais de três linhas, legendas e referências deverão ter espaçamento 1,0.

Texto

Com todas as formatações indicas acima, o texto trabalho acadêmico deve ainda deve ainda ser justificado – o item pode ser encontrado na Página Inicial do Word, em Parágrafo – e ter suas letras na cor preta, com exceção das ilustrações, que podem contar com outras cores nas letras.