USA.png
BRASIL.png

ABNT

logo.png

O que é a ABNT?

 

 

 

Veja também: Sugestões de Temas

Veja também: Como fazer a Investigação Científica

Veja também: O que é uma Monografia

Veja também: O que é a ABNT

Veja também: Como formatar pela ABNT

Veja também: Elementos pré-textuais

Veja também: Elementos textuais

Veja também: Elementos pos-textuais

 

 

Baixarmodelo de Monografia

O que é ABNT?

Criada em 28 de setembro de 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem a função de estabelecer normatizações em processos de diversas naturezas, como as tecnológicas, industriais, serviços, acadêmicos, entre outros, com o objetivo de tornar ao alcance de todos os parâmetros obrigatórios de produção.

As diretrizes da ABNT são criadas por especialistas em diferentes áreas de atuação e são reconhecidas pelo Governo Federal, além de validadas, também, por entidades internacionais em mais 160 países por meio da ISO (International Organization for Standardization), da qual a ABNT é uma das representantes oficiais.

O que é NBR?

NBR é a sigla para Normas Brasileiras, que representam um braço das diretrizes da ABNT e funcionam como fonte de padronização de procedimentos para empresas e consultorias de diversos segmentos.

As NBRs garantem a normatização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão de acordo com as regras estabelecidas na ABNT. No caso de trabalhos acadêmicos, as regras de formatação devem ser como descreveremos nos tópicos a seguir.

Principais NBRs para formatar trabalhos acadêmicos

Além de costumar trazer dor de cabeça para quem precisa entregar o TCC no fim do curso, as NBRs em trabalhos acadêmicos têm a função de padronizar a forma como as monografias são apresentadas, diminuindo os riscos de falhas na interpretação dos avaliadores. Dessa forma, todos os trabalhos partem da mesma estrutura, garantindo uma avaliação justa.

Existe um conjunto de regras específicas para estruturar o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Acompanhe!

NBR 14724 – Trabalho Acadêmico

Essa diretriz inicial define o que é considerado um trabalho acadêmico. Nela diz que um trabalho acadêmico é qualquer “trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento: documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.”

NBR 10520 – Citações

A 10520 da ABNT expõe as recomendações de formatação para uma citação de outro autor ou de uma outra fonte de informação que não seja autoral.

NBR 6022 – Artigos científicos impressos

Essa normatização se refere as especificações de formatação de artigos científicos, que normalmente abordam relatos de experimentos de estudo sobre algum assunto.

 

NBR 6023 – Referências

Essa norma trata especificamente da elaboração das referências bibliográficas que devem constar na monografia.

 

NBR 6027 – Sumário

A norma 6027 normatiza a enumeração das seções, capítulos e demais partes do trabalho.

 

NBR 6028 – Resumo e Abstract

O resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento”, ou seja, uma descrição breve do tema que será tratado na monografia. Já o abstract é a versão em inglês dessa prévia.

 

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções

Essa norma especifica uma sequência lógica das seções de um documento para facilitar a localização de determinado assunto.

 

NBR 6034 – Índice

Esta norma se refere a estrutura e aos requisitos de apresentação do índice de um documento acadêmico.

 

NBR 15287 – Projeto de pesquisa

A norma 15287 determina as regras para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, ou seja, o formato de trabalho que antecede a pesquisa e que deve demonstrar claramente o tema do qual irá tratar.