Veja também: Sugestões de Temas
Veja também: Como começar a Investigação Científica?
Veja também: Procedimentos Iniciais para a elaboração do trabalho acadêmico.
Veja também: Como elaborar seu próprio trabalho acadêmico.
Veja também: MODELO DE DEDICATÓRIA E MODELO DE AGRADECIMENTOS

Baixar: modelo de monografia

Papel - Cor do texto - Editor de Texto - Fonte - Margem
1 - Papel
Deve ser utilizado papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com digitação de fonte arial ou times new roman tamanho 12, ficando o projeto gráfico sob responsabilidade do autor do trabalho.

2 - Margens
Objetivando permitir uma boa visualização do texto, assim como reprodução e encadernação corretas, as margens adotarão as medidas a seguir:
a) superior: 3 cm;
b) inferior: 2 cm;
c) esquerda: 3 cm;
d) direita: 2 cm;
e) parágrafo: 2 cm (recuo da primeira linha a partir da margem esquerda);
f) citação longa: 4 cm (recuo a partir da margem esquerda) com espaço interlinear simples e fonte tamanho 11.

3 - Espacejamento
Os títulos das sessões primárias e secundárias deverão ser apresentados em destaque, ficando separados, do texto que os precede ou que os sucede, por um espaço duplo.
O texto deve ser digitado ou datilografado com 1,5 (um e meio) entrelinhas, exceto as citações longas, notas de rodapé, referências, resumos em vernáculo ou em língua estrangeira, que deverão ser digitados em espaço simples.

4 - Paginação
As páginas devem ser numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos. A numeração é colocada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda, e a contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração será registrada a partir da primeira folha da parte textual até o final do trabalho. Os números devem ser colocados sem traço, ponto ou parênteses. A paginação das referências, dos anexos e apêndices deve ser contínua. As páginas que não podem ser numeradas (mapas, documentos, etc.) devem ser contadas.

5 - Numeração progressiva
A numeração progressiva deverá ser adotada para as seções do texto onde os títulos das seções primárias, que se caracterizam como as principais divisões de um texto, devem iniciar-se em folha distinta (8 cm a partir da borda superior), podendo ser utilizados, para destaque, os recursos de negrito, itálico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outros, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (1989). Deverá, ainda, o indicativo numérico de uma seção preceder seu título, alinhado à esquerda por um espaço de caractere. Os títulos sem indicativo numérico, como lista de abreviações, sumário, resumo, referências e outros, devem ser centralizados (8 cm a partir da borda superior).

6 - Referências
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2000, p. 2) a referência é um “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual”. Para a elaboração da referência, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2000) deverá ser consultada. Alguns exemplos dos principais tipos de referências são encontrados no apêndice D.

7 - Citação
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001a, p. 1), citação é uma “menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte”. Ela pode ser direta, indireta e citação de citação. A citação é considerada direta, quando houver transcrição ipsis litteris, isto é, com as mesmas palavras do autor consultado. A citação é indireta, quando se reproduz livremente, na forma de paráfrase, a idéia do autor. A citação de citação pode ser considerada direta ou indireta e indica que a idéia pertence a um determinado autor, mas que foi extraída da obra de outro autor.
A identificação das citações inseridas no texto pode ser feita pelo sistema autor­data ou pelo sistema numérico. O sistema autor-data identifica a fonte pelo sobrenome do autor, data de publicação da obra e página de onde foi extraída a informação. O sistema numérico identifica as fontes em notas de rodapé ou em notas no final do texto (capítulo ou trabalho). Exemplos de textos elaborados pelo sistema autor-data, com notas de rodapé ou no final do texto, podem ser encontrados nos anexos K, L e M.
A citação direta pode ser curta ou longa. Observe como devem ser apresentadas no texto:
a) quando a transcrição for curta (até três linhas):
. • fica inserida no texto;
. • deve estar entre aspas duplas;
. • deve ser usada a mesma fonte do texto;
 
b) quando a transcrição for longa (mais de três linhas) deve:
. • ser recuada (4 cm) da margem do texto;
. • constar em fonte menor (tamanho 10);
. • ser apresentada com o mesmo tipo de letra;
. • ser digitada com espaço interlinear simples e sem aspas.

8 - Ilustrações – figuras e tabelas
Constituem unidade autônoma que explicam ou complementam visualmente o texto. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001b, p. 6) classifica como figuras os quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, desenhos e outros. As tabelas e figuras devem apresentar lista própria, com cada item acompanhada, do respectivo número da página.
Deve constar na capa:
Nome da Instituição – centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, a 1cm da margem superior ou a 4cm da borda superior da página.
Nome da disciplina – centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, a um espaço duplo do nome da instituição.
Título – centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. Havendo nome próprio compondo o subtítulo, deverá ser grafado com a inicial maiúscula. O título figura a 10 cm da margem superior ou a 13cm da borda superior da página.
Local - centralizado em negrito em letras maiúsculas, a 2cm da margem inferior ou a 4 cm da borda inferior da página.
Data - centralizada em negrito, a 1 cm da margem inferior ou a 3cm da borda inferior da página.

9. Página ou Folha de Rosto
Papel A4 (21cm x 29,7cm)
Margens – superior: 3 cm; inferior: 2cm; esquerda: 3cm; direita 2cm.
Fonte: 12 Times New Roman; 12 Arial.
Deve constar na Folha de Rosto:
Nome do autor , grafado em letras maiúsculas, negrito, centralizado, a 4cm da borda superior ou a 1 cm da margem superior.
Título – centralizado, em negrito e em letras maiúsculas. Havendo nome próprio compondo o subtítulo, deverá ser grafado com a inicial maiúscula. O título figura a 10 cm da margem superior ou a 13cm da borda superior da página.
A nota explicativa da natureza do trabalho, a dois espaços duplos do título do trabalho, em redondo (sem destaque=negrito), recuada a 6 cm da margem esquerda.
O nome da cidade grafado em maiúsculas, negrito, centralizado, a 4cm da borda inferior.
A data centralizada, a 3 cm da borda inferior.

10. Dístico ou dedicatória (opcional)
Devem figurar a 15 cm da borda superior ou a 12 cm da margem superior da página e recuados a 9 cm da borda esquerda ou a 6 cm da margem esquerda da página.
Pode-se utilizar a fonte 14 times new roman ou 12 verdana.

11. Agradecimentos (opcional)
O título "agradecimentos" deve figurar a 4 cm da borda superior ou a 1 cm da margem superior da página. O título deve estar centralizado em negrito.
Pode-se utilizar para o título , fonte 16 times new roman ou 14 verdana.
O texto deve ser redigido recuado a 9 cm da borda esquerda ou a 6 cm da margem esquerda da página. O espaçamento entre título e texto e entre linhas no texto é um simples
A fonte a ser utilizada para o texto: 14 times new roman ou 12 verdana.

12. O texto
O texto pode ser redigido com fonte verdana 12 ou Times New Roman 14.
Para uma melhor visualidade do texto devem ser utilizados Negrito .. Grifo _____ Itálico llll Aspas "..." Colchetes [.....]
Negrito, Grifo ou Itálico para:
* palavras em língua estrangeira
* títulos de livros e periódicos
* expressões de referência como: ver, vide
* letras ou palavras que mereçam destaque ou ênfase
* títulos de capítulos (neste caso não se usa itálico)
Aspas: empregadas no início e no final de uma citação que não exceda cinco linhas citações textuais de rodapé. "..................."
Colchetes: Quando houver intervenção do autor da monografia, na citação, ela deve figurar entre colchetes. [...................................]

13. Paginação
As páginas são numeradas com algarismos arábicos , colocados sempre no canto superior externo da página, exceto as anteriores ao texto, que recebem números romanos minúsculos centrados na margem inferior da página. A numeração em romano é independente da numeração em arábico, isto é, uma não deve continuar outra.
A capa não é contada na numeração de páginas. A folha de rosto é contada, mas não recebe número.
Trabalhos muito extensos são geralmente divididos em volumes. É recomendável a paginação contínua nos diversos volumes exceto quando a matéria for dividida em especialidade.

14.Notas de Rodapé
As passagens citadas ou documentadas no texto devem estar relacionadas com as respectivas notas através do número de chamada colocado sempre no fim da citação ou passagem a ser documentada.
As notas de rodapé serão escritas em espaço simples, contendo os seguintes elementos e obedecendo às seguintes normas:
nome do autor escrito na ordem direta (nome com inicial maiúscula e as demais letras em minúsculas, seguido do sobrenome em letras maiúsculas, seguido de vírgula.
título da obra de onde se tirou a citação, destacado (itálico, negrito, sublinhado ou entre aspas ) seguido de vírgula.
página seguido de número.
Quando houver referências de notas na mesma página , utiliza-se abreviações: id. (idem – igual a anterior e Ibid.(ibidem- na mesma obra).

15. Bibliografia
A entrada sempre se faz pelo sobrenome do autor em caixa alta (todas as letras maiúsculas), prenome do autor , título do documento, edição, local de publicação, editora e data , todos em caixa baixa ( exceto a primeira letra em maiúscula por ser nome próprio ). Esses dados são separados com pontuação diferente.
após o sobrenome, virgula; após o prenome, ponto; Após o título, ponto; após edição (se houver), ponto; após o local da publicação, virgula *; após a data, ponto.
Obs. alguns autores utilizam dois pontos, ao invés de virgula, após o local da publicação. As duas formas são consideradas corretas.
Observe atentamente como citar na bibliografia :
.... Livros

16. Nome do autor
SOBRENOME (em letras maiúsculas), Nome( autor ? como aparece na publicação).
Quando o autor possuir sobrenome que indica parentesco - Júnior, Neto, Filho, Sobrinho – o designativo de parentesco entra logo após o último sobrenome do autor. Exemplo: Roberto Bazanini Filho BAZANINI FILHO, Roberto.
Quando a obra ou documento for elaborada por até 3 autores, mencionam-se os nomes de todos na mesma ordem que constam na publicação separados por ponto e vírgula.
Quando a obra ou documento for elaborada por mais de três autores, indica-se o nome do primeiro autor seguido da expressão latina et alii ou et alli que significa "e" outros".
Quando houver um organizador (org.), coordenador (coord.), compilador (comp.), editor (ed.), etc. acrescenta-se, entre parênteses, a abreviatura pertinente, após os nomes, em caixa alta e baixa (inicial maiúscula e minúsculas Exemplo: OLIVEIRA, José Antonio; PEREIRA Márcia (orgs.) Filosofia da Administração. São Paulo, Saraiva, 1999.
Quando houver repetição de um autor, não é necessário escrever novamente seu sobrenome e seu prenome. Basta que se coloque um traço com cinco toques, seguido de ponto.

Exemplo:
HALLIDAY, Tereza Lúcia. O que é Retórica. 3.ed. São Paulo, Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos).
______. Retórica das Multinacionais. São Paulo, Summus, 1987.
Quando um autor já referenciado tiver publicado obra conjunta com um ou mais autores, nessa segunda obra se faz necessária a repetição de seu nome e prenome.
Quando a publicação for anônima ou não assinada, entra-se diretamente no título, sendo o título impresso em letras maiúsculas.

Exemplo:

COMUNIDADES AMEAÇADAS, Jornal da Filosofia, São Paulo, Jun. 1999 p. 5.
Titulo da obra
Título em negrito ou sublinhado ( subtítulo ? após vírgula, dois pontos ou travessão letra comum), Ed. n.o se houver). Cidade: Editora, Ano.
Quando houver mudança de linha ( a partir da segunda linha), deve-se observar a margem, iniciando-se a nova linha sob a terceira letra da entrada.
O tipo de destaque – itálico, negrito, sublinhado ou aspas – escolhido pelo autor deve ser o mesmo, em toda referência bibliográfica.
Não deve constar a palavra editora, nem sua abreviatura.
Quando faltar algum dado tipográfico, utiliza-se dos seguintes recursos:
s.l = sem local (sine loco)
s.n = sem editora (sine nomine)
s.l.:s.n. = sem local e sem editora
s.d. = sem data
...Periódicos (Revistas e Jornais)
SOBRENOME DO AUTOR do artigo, Prenomes, Título do artigo, Título do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

CD-ROM e INTERNET
CD-ROM
Segue as mesmas regras propostas para monografia, seriados considerados em parte, artigo de jornal e revista, devendo-se, contudo, fazer constar a expressão "compact disc", entre parênteses, após o título da monografia, do periódico, do artigo do jornal ou revista.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do CD-ROM seguido da expressão (compact disc). Local: Editora, ano de publicação da obra.

INTERNET
Norma proposta pela USP
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes, Título, expressão "obtida via Internet", endereço eletrônico, data.
Norma proposta pela ISO
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. "Título completo do documento; Data mês e ano da última atualização (quando disponível), o endereço (URL) completo (data de acesso).
Não confunda: nota de rodapé e bibliografia
Bibliografia
HALLIDAY, Tereza Lúcia. O que é Retórica. 3.ed. São Paulo, Brasiliense,_____. Retórica d1985. (Coleção Primeiros Passos). as Multinacionais. São Paulo, Summus, 1987.Nota de Rodapé
Tereza Lúcia HALLIDAY, O que é Retórica, p. 22.Id. Retórica das Multinacionais, p. 14.Id. Ibid., p.56* Id. E Ibid. somente no caso da notas de rodapé com referência do autor e/ou obra constarem na mesma página. Caso contrário, repete-se a nota.
Como fazer o pagamento